Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Acredite em você!
























A gente não tem ideia do que é capaz de fazer, onde pode chegar até o dia que a gente vai e faz. Ontem foi um desses dias para mim. E vou te dizer, foi incrível, emocionante, libertador. Eu já contei aqui que sou ciclista (não por acaso, muitas das fotos que uso para ilustrar os textos do blog tem alguns pedais envolvidos). E ontem, o universo me presenteou com um passeio incrível: saímos de Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, rumo à Lagoa da Pampulha, um dos principais pontos turísticos de BH. Pedalando, gente!

No total, 85 km de pedalada, ida e volta, com direito a volta completa na lagoa. O passeio mais longo que já fiz na vida, por um caminho que percorro, todos os dias, para ir de casa para o trabalho. Hoje, passando por lá de carro, quase não conseguia acreditar nessa insanidade que foi ontem.

Na ida, tudo perfeito, ainda de manhã cedinho, sol entre nuvens, brisa fria pra refrescar o corpo quente. Ao final de um pouco mais de duas horas, chegamos ao nosso destino, a lagoa. Nossa, fiquei em estado de euforia, não conseguia acreditar que tinha chegado ali com a força das minhas próprias pernas, com ar que pulsa em meus pulmões. Foi uma sensação mágica! Percorremos os 18 km da lagoa, me deslumbrei com a paisagem já conhecida, algumas paradas para registrar o momento, abastecer as energias do corpo, sintonizar a mente com a energia do lugar.

Do mirante, vi a cidade, lá longe. Olhei para a imensidão do céu, agradeci a Deus por ter colocado a bike no meu caminho, por ter me apaixonado tanto por esse esporte, pelas pessoas que conheci através da bike. Agradeci por não me deixar abater pelo medo, pelo desânimo, pelo cansaço. Agradeci por acreditar na força que há aqui, dentro de mim, por me deixar conduzir pela minha intuição. Agradeci, agradeci, agradeci.

Na volta, o caminho é ainda mais desafiador. As pernas já doloridas pelo esforço da ida, a água que já não mata mais a sede de tão quente que está, o sol de meio dia que castiga e suga a energia da gente. É sofrido, tem horas que é assustador, parece que é impossível conseguir finalizar. Em alguns momentos, dá vontade de descer da bike, sentar e esperar. É um entrave interno constante. E quando o cansaço parece que vai nos vencer, vem a força, sabe lá de onde, de dentro da gente, nos encorajando a continuar. Vem os amigos mais experientes, com mais resistência, que nos ajudam a subir as ladeiras quando nossas pernas já não aguentam mais. E quando menos se espera, depois de tantas subidas sofridas, chego ao alto do morro e olho pra baixo para o que me espera: uma descida incrível para descansar as pernas, para desfrutar do vento que refresca, para se desafiar e bater a velocidade máxima.

Só mais um pouco, tá chegando o fim da trajetória. Enfim, chego em casa, ainda meio sem entender o que tinha se passado ali. As pernas latejavam, o corpo todo estremecia, a cabeça dolorida, mas lá dentro do peito, uma emoção indescritível. Beto e eu nos olhávamos, a ficha ainda não tinha caído, a gente começou a rir. Era a alegria invadindo a alma da gente, a gratidão por ter vencido o desafio.

E tudo isso só foi possível porque eu acreditei. Mesmo quando disseram que eu era loucura, mesmo quando não acreditaram que seria possível realizar esse feito, mesmo quando duvidaram e acharam que eu não conseguiria, eu simplesmente não dei ouvidos. Eu acreditei em mim, acreditei na minha loucura, acreditei que era possível. Fui lá, com a cara e a coragem e fiz o meu sonho acontecer. E você também pode fazer o sonho acontecer. No trajeto, podem aparecer adversidades, podem haver momentos em que a vontade de desistir é enorme, insuportável, mas se a gente acredita, de verdade, a gente enfrenta tudo, assume a nossa loucura, realiza o impossível e percebe o quanto é capaz de realizar. Acredite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário